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conheça os tipos de pneus

Quem nunca ficou em dúvida de qual seria o melhor tipo de pneu na hora de trocá-los? Isto sem falar dos proprietários de veículos de primeira viagem, resolvemos reunir algumas informações sobre cada tipo de pneu para auxiliar nossos leitores.

Se resolveu dar uma melhorada no visual de seu carro, trocar rodas e pneus, o primeiro item que deve se atentar é o fato de independentemente do modelo de rodas e tipo de pneus que optar eles deverão ser do mesmo tamanho que os originais. Mesmo com aros diferentes o tamanho da roda deve ser o mesmo que o original.

Saiba porque deve se atentar ao pensar em modificar o tamanho dos pneus

Se o pneu ficar maior pode raspar no para-lama, se ficar para fora poderá ser multado. Outra questão ainda mais complicada é o fato de que a velocidade praticada não será a que está marcando no velocímetro, sendo que a velocidade do velocímetro é menor do que a real. Em um exemplo prático sua velocidade é de 120km/h e o velocímetro marcará 90km/h.

numeros nos pneus

Desvendando a numeração escrita nos pneus

Nesse caso 205 significa 20,5 cm de largura da banda de rodagem, 65% é a altura do pneu, ou seja dos 20,5 cm 65% é de altura do pneu.

Raio (R) é a roda do pneu, aqui é R15 e 94 é a carga máxima que pode ser utilizada por pneu, nesse caso é 94, ou seja, 670kg por pneu.

Carga máxima suportada

 Código  

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

 Kg 

250

257

265

272

280

290

300

307

315

325

 Código  

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

 Kg 

345

355

365

375

387

400

412

425

437

450

 Código  

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

 Kg 

475

487

500

515

530

545

560

580

600

615

 Código  

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

 Kg 

650

670

690

710

730

750

775

800

825

850

 Código  

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

 Kg 

900

925

950

975

1.000

1.030

1.060

1.090

1.120

1.150

 Código  

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124

 Kg 

1.215

1.250

1.285

1.320

1.360

1.400

1.450

1.500

1.550

1.600

 

E a letra H que aparece aqui é a velocidade máxima que pode ser dirigido com segurança quando se está usando determinado pneu, claro que na real terá que obedecer as leis de trânsito de cada local.

Código/velocidade máxima suportada por pneu

 Código  

A1

A2

A3

A4

A5

A6

A7

A8

B

C

D

E

F

G

J

K

 km/h 

5

10

15

20

25

30

35

40

50

60

65

70

80

90

100

110

                                 

 Código 

L

M

N

P

Q

R

S

T

U

H

V

Z

W

(W)

Y

(Y)

 km/h 

120

130

140

150

160

170

180

190

200

210

240

+ de 240

270

+ de 270

300

+ de 300

 

O desenho do pneu influi?

Sim, cada desenho influencia diretamente como escoa a água, existem os assimétricos, simétricos e direcionais.

tipos de pneus

 

Avaliação

Assimétrico

Simétrico

Direcional

Vantagens

- Pouco ruído

- Possui bom desempenho em pistas molhadas

- Seu desempenho em curvas é superior aos demais

- Ruído baixo

- A durabilidade em geral é maior

- Preço bem convidativo

-Ideal para pistas molhadas

- Desempenho praticamente igual em pistas secas e molhadas

Desvantagens

- Seu preço ainda é alto

-É considerado de tecnologia antiquada

- Não possui bom desempenho principalmente em pistas molhadas

- É o mais caro que o pneu simétrico, mas mais barato que o pneu assimétrico

-Dos três é o mais barulhento

- Sua fabricação é focada para perfis esportivos

E antes de sair trocando as rodas e pneus saiba que cada veículo foi desenhado para um determinado tipo de pneu e é por isso que vem da montadora com aquele específico, o que tem perfil mais baixo é para carros de grande desempenho e já o maior é para veículos que são utilizados nas grandes cidades.

Fonte: Pneus

Grupo Castelo

Desde 1997, o Grupo Castelo Auto Vidros, vem atendendo o mercado na região do ABCD no serviço de reparo de Pára-brisas e reposição de vidros automotivos leves e pesados, nacionais e importados e acessórios em geral.

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